Revoluções Silenciosas

Fiquei impressionado com a invasão do Congresso Nacional ontem pelo MLST e busquei em dois autores - Rui Barbosa e José M. Esteve - dois posicionamentos com que compactuo.


Se os fracos não têm a força das armas, que se armem com a força do seu direito, com a afirmação do seu direito, entregando-se por ele a todos os sacrifícios necessários para que o mundo não lhes desconheça o caráter de entidades dignas de existência na comunhão internacional. (Rui Barbosa – A Revogação da Neutralidade Brasileira, 33).

A diferença substancial entre uma autêntica revolução e uma simples revolta reside no fato de que, depois de uma revolução, nada volta a ser igual. As revoluções, muito mais do que um acontecimento com base no qual se mudam as mentalidades, são o efeito de uma mudança de mentalidade que veio se estendendo paulatinamente, até que se torna visível com um acontecimento inesperado, no qual afloram pensamentos, atitudes e valores que até aquele momento se espalhavam sem alterar visivelmente a vida social.
No momento que a revolução aflora começa a enfrentar a prova do tempo.
As revoluções que melhor resistem à prova do tempo são as revoluções silenciosas. É difícil encontrar nelas um momento definido, uma ação específica que possa ser apontada como o momento preciso em que veio à luz a mudança de mentalidade que engendra as revoluções. As revoluções silenciosas avançam na mentalidade das pessoas, mudam pouco a pouco seus valores e atitudes – primeiro sua forma de falar, depois sua forma de comportar-se. As primeiras ações que vêem à luz, alterando comportamentos até então considerados inquestionáveis, aparecem de forma isolada – de inicio, timidamente; a seguir, umas ações apoiando-se em outras, de maneira não coordenada; finalmente, convertendo-se em uma autentica corrente de opinião, que impõe seu discurso conquistando a maioria sem utilizar um pronunciamento específico, sem utilizar o grande golpe de efeito de uma ação espetacular, e obviamente, sem uso da força.
(José M. Esteve)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras do futebol de rua

Matemática da Defesa do Tribal Wars

O Homem e seu super cérebro